Uma das principais dúvidas sobre a concessão da RSC-287, que completará um ano no final de agosto, é quando começará a duplicação. Em trechos urbanos, será no final de 2023. Nos trechos rurais, entre Tabaí e Santa Cruz, será em 2026.
Porém, de Novo Cabrais a Santa Maria, dependerá do chamado gatilho, que é de 18 mil eixos equivalentes, conforme o contrato, feito pelo Estado com base em outras concessões pelo país – um detalhe importante é que uma carreta de 6 eixos, ao passar pelo pedágio, conta como 5 eixos equivalentes. Ou seja, só iniciará a obra quando for atingido esse volume de tráfego. Isso significa que não há uma previsão exata de quando a obra vai começar.
Em último caso, se não atingir esse número, a duplicação iniciará em 2040, a menos que o contrato seja mudado e houver a antecipação das obras, o que está sendo avaliado. Mas afinal, quantos veículos passam por dia na rodovia? E isso equivale a quantos eixos equivalentes?
Leia também
Custo da viagem à Capital vai dobrar com novos pedágios na RSC-287Deni Zolin: falta menos de um mês para o início da cobrança em 3 novos pedágios da RSC-287Por duplicação da RSC-287, municípios da região não descartam apoio à reajuste de pedágios
Atualmente, só há medições nas praças de Venâncio Aires e Candelária. Segundo dados da Rota de Santa Maria, a média diária é de 12 mil veículos em Venâncio, mas a contagem de eixos equivalentes dá cerca de 18,4 mil por dia, já que uma carreta pode significar 5, 6 ou 7 eixos equivalentes, por exemplo. Já em Candelária, a média é de 8,2 mil veículos por dia, ou 13 mil eixos equivalentes diários.
Estudos feitos em 2017 para embasar a concessão apontam que o volume é ainda menor entre Novo Cabrais e Santa Maria, abaixo de 12 mil eixos diários, e por isso, esse trecho será o último a ser duplicado. A partir de setembro, com o início da cobrança dos pedágios em Santa Maria (distrito de Palma), Paraíso do Sul e Taquari, será possível aferir com precisão quantos veículos circulam por dia em cada trecho e qual o número de eixos equivalentes.
Uma tabela da média de veículos do mês de maio, repassada pela Rota de Santa Maria, revela que, em Venâncio, foram 11.873 veículos por dia. Desse total, há uma divisão de 8.621 eixos de veículos leves e 9.748 eixos de veículos pesados, totalizando 18.368 eixos equivalentes por dia. Por mês, são 365 mil veículos e 569 mil eixos. Vale ressaltar um detalhe: mesmo já havendo mais de 18 mil eixos equivalentes em Venâncio, para esse trecho não há previsão de gatilho de tráfego para início da duplicação. Ela iniciará só em 2026, conforme o contrato.
Já em Candelária, em maio a média foi de 7.985 veículos que passaram por dia na praça. Desse total, são 5.805 eixos de veículos leves e 7.217 eixos por dia de veículos pesados, totalizando 13.021 eixos equivalentes por dia em Candelária. No total de maio, foram 247.542 veículos, que significaram 403.663 eixos equivalentes.
Leia mais Colunistas